segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estudo de Modelo de reação familiar pós-suicídio.

RESUMO.

Este artigo é uma contribuição ao estudo do suicídio. Seu objetivo é compreender como familiares de pessoas suicidaslidam com a situação de terem perdido um parente que tirou a própria vida. Respeitados os aspectos éticos, a metodologia utilizadafoi a entrevista não-diretiva com 14 destes familiares, sendo possível reconstruir a experiência pela qual passaram. O resultadodeste estudo foi a proposição de um modelo que descreve a reação de familiares ao suicídio de um de seus membros.
PALAVRAS-CHAVE: família; sociologia da saúde; suicídio.

INTRODUÇÃO
O suicídio sempre foi foco de atenção da área da saúde. Este tema é considerado relevante, devido ao fato de ser uma das formas de violência contemporânea 1. Juntamente com homicídios e acidentes de trânsito, é um dos fatores para compreender a tendência autodestrutiva da sociedade. Em Curitiba, no ano de 2003, ocorreram 88 casos, segundo as Declarações de Óbito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o que resulta numa taxa de 5,2 casos a cada 100.000 habitantes.
O suicídio aparece como a resultante de um processo psíquico. Na realidade ele pode ser aproximado de um homicídio transposto: o eu é identificado a um objeto sobre o qual incidiriam
impulsos agressivos; quando o indivíduo tira a própria vida está na realidade aniquilando o objeto em questão 2. Contudo, já na análise do caso Dora, Freud 2 interpreta o fato desta paciente ter escrito um bilhete que foi posteriormente encontrado por seus pais como uma tentativa de provocar um efeito na família, principalmente afastar o pai de um caso amoroso extraconjugal. Isso é apenas um exemplo de que, embora o suicídio incida sobre o próprio
indivíduo, ele também está inserido em um contexto mais amplo.
Dentro da família se desenvolvem três complexos: desmame, intrusão e Édipo 3. Eles podem
deixar marcas no indivíduo e, neste sentido, o suicídio corresponde a tendências regressivas que poderiam ser atuadas em função destas marcas por aquele que investe contra a própria vida.
Por outro lado, para a determinação do ato suicida convergem inúmeros fatores: “Evidentemente, o ato suicida exitoso se constitui no evento final de uma complexa rede de fatores que foram interagindo durante a vida do indivíduo. Por isso não podemos referir-nos à ‘causas’ de um determinado suicídio”

CONTINUAÇÃO:
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/refased/article/viewFile/7986/5631

Nenhum comentário:

Postar um comentário